Árvores, Estrelas e Auroras!

Aurora 2012 from Christian Mülhauser on Vimeo.

Você já viu uma aurora? Auroras estão ocorrendo novamente com uma incrível frequência. Pelo fato do Sol ter permanecido praticamente dormindo nos últimos quatro anos, a quantidade de auroras induzidas por tempestades solares havia reduzido de forma drástica. Mais recentemente, contudo, o Sol tem se tornado cada vez mais ativo e exibindo cada vez mais uma maior abundância de manchas solares, flares e ejeções de massa coronal. Uma atividade solar como essa normalmente expele partículas carregadas para todo o Sistema Solar, sendo que uma parte pode disparar as auroras terrestres. Há duas semanas atrás, além das árvores e antes das estrelas, uma tempestade solar foi a responsável por precipitar a imagem mostrada acima na forma de um vídeo de auroras sobre Ranastua, Skoganavarre e Lakselv na Noruega. Cortinas de luz que caracterizam as auroras, de coloração normalmente verde, fluíram, brilharam e dançaram à medida que partículas energéticas caíam em direção da Terra e excitavam as moléculas de ar localizadas nos níveis mais altos da atmosfera da Terra. Com o máximo do ciclo solar que deve ocorrer no futuro próximo, final de 2012 e início de 2013, existem oportunidades cada vez melhores de se ver as auroras espetaculares nos próximos anos.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120209.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.