Um foguete Ariane 5 decolou do Spaceport da Europa em Kourou, na Guiana Francesa e colocou dois satélites de comunicação em suas órbitas planejadas.
O lançamento do voo VA221 ocorreu no dia 6 de Dezembro de 2014 às 20:40 GMT (18:40 hora de Brasília).
O DirecTV-14, com uma massa de cerca de 6300 kg, e montado no topo do compartimento de cargas duplo Sylda do Ariane, foi o primeiro a ser lançado em sua órbita, cerca de 28 minutos depois do lançamento.
Seguindo uma série de queimas de motor, controladas pelo computador do Ariane, a estrutura do Sylda carregava também o GSAT-16 com 3181 kg que foi ejetado e colocado em órbita. O GSAT foi colocado em sua órbita de transferência cerca de quatro minutos e meio depois do primeiro satélite.
O DirecTV-14, da própria DirecTV, será posicionado numa longitude de 99ºW em uma órbita geoestacionária, e tem o objetivo de entregar sinal de TV em Ultra HD para os lares nos EUA e em Porto Rico. O satélite foi desenhado para ter uma vida útil de 15 anos.
O GSAT016, da Indian Space Research Organization, será posicionado numa órbita geoestatcionária em 55ºE com o objetivo de aumentar os serviços de comunicação na Índia. Ele foi desenhado para ter uma vida útil de 12 anos.
A massa total de carga lançada foi de 10352 kg. Os satélites totalizaram uma massa de 9481 kg, com os adaptadores e as estruturas do compartimento de carga sendo responsáveis pelo resto da massa.
O voo VA221 foi a 77º missão da Ariane 5.
Os vídeos abaixo mostram como foram essa missão.
Fonte:
http://www.esa.int/Our_Activities/Launchers/Sixth_launch_for_Ariane_5_this_year