Arco Tangente Inferior Observado Em San Rafael na Califórnia

A foto acima mostra um belo exemplo do chamado arco tangente inferior, ou do inglês LTA. Essa imagem foi registrada enquanto o fotógrafo assistia a um jogo das ligas menores de baseball em San Rafael na Califórnia, às 5:00 pm no dia 19 de Março de 2012. O Sol estava aproximadamente a 30 graus acima do horizonte. O arco colorido é tangente ao halo de 22 graus que pode ser visto de forma apagada na imagem, e está posicionado diretamente abaixo do Sol. O Sol deve estar baixo no céu, mas no mínimo 22 graus acima do horizonte, para que o arco possa ser melhor observado. Os LTAs se formam quando cristais de gelo colunares, que compõem as nuvens do tipo cirros, estão alinhados de forma similar com seus eixos todos horizontais. Note que apesar desses cristas estarem orientados horizontalmente, eles não estão todos alinhados na mesma direção. A luz do Sol entra por uma das faces laterais dos cristais e é refratada através da face lateral alternada. No segundo plano da imagem aciam é possível ver as Montanhas de Coast Range (The Marin Hills). A foto acima foi feita com a câmera de um celular.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/lower-tangent-arc-observed-over-san-rafael-california.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.