Imagens Mostram Um Raro Arco Branco Iluminando Os Céus do Ártico


As imagens aqui mostram o momento espetacular em que um arco branco cruza os céus do Ártico.

O raro fenômeno chamado de arco de névoa, foi registrado por Sam Dobson durante uma expedição recente ao Polo Norte.

Enquanto o seu navio quebra gelos cruzava através das águas turbulentas e congeladas, Sam esperava ver um arco-íris mas se impressionou quando olhou e viu que o arco era completamente branco.

O russo de 51 anos disse: “É quase meia noite, mas devido a essa época do ano ainda temos muita luz no céu. No começo eu pensei que fosse uma nuvem, mas à medida que chegamos perto vi que era um sólido arco, porém branco”.

“Nós ficamos tão impressionados com a visão que descemos do barco até um pedaço de gelo sólido e chegamos bem perto do arco, muito mais perto do que mostram as imagens. Eu fiquei impressionado e fascinado com esse belo milagre da natureza. Apesar do fato deu eu ser fascinado com fotografia, algumas vezes eu esqueci de apertar o disparador. Na verdade eu fiquei paralisado com essa maravilha da natureza na minha frente”, disse Sam.

Sam tem viajado no quebra-gelos chamado de 50 Year of Victory, o maior barco desse tipo no mundo e que partiu da cidade russa de Murmansk.

O fotógrafo amador está na fotografia desde que é criança e disse ser um privilegiado por estar numa viagem numa parte do mundo tão bela e poder testemunhar algo que poucas pessoas terão a chance de ver em toda a vida.

Um arco de névoa, é um fenômeno similar ao arco-íris, mas ele aparece como um arco na névoa e não na chuva. Devido a essa diferença básica, as gotículas de água que causam esse arco possuem um tamanho bem reduzido, menores que 0.05 milímetros, devido a isso o arco aparece branco ao invés de aparecer multicolorido como o arco-íris gerado pela chuva.

Fonte:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2073068/Rare-white-rainbow-lights-North-Pole–closer-inspection-phenomena-actually-ghostly-fog-bow.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.