Archimedes – Uma Cratera Inundada Por Basalto de Mar Lunar

Archimedes é uma cratera com 83 km de diâmetro localizada para parte leste da bacia Imbrium (29.7° N, 4.0° W). Archimedes é notável pela seu interior suave, mas é diferente de outras crateras que também possuem interior suave, isso pois, Archimedes é inundada com basalto de mar lunar. As crateras com interior inundado são geologicamente importantes pois podem estabelecer idades relativas das feições graças a lei geológica da sobreposição.

Pelo fato de tanto a Archimedes como a bacia Imbrium serem inundadas por basalto de mar lunar, suas formações devem ser mais antigas do que a atividade vulcânica. Além do mais pelo fato da Archimedes estar localizada dentro da bacia Imbrium, a Archimedes deve ser mais jovem que a bacia em si. Somente através do estudo das relações entre essas feições, os cientistas podem juntar as peças desse quebra-cabeça.

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/353-Archimedes-Mare-Flooded-Crater!.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.