Quando imageado nos comprimentos de onda do infravermelho, as camadas de névoa superiores do planeta e os ventos de alta velocidade da atmosfera de Saturno produzem padrões que lembram uma aquarela.
Sem uma superfície sólida para criar o arrasto atmosférico, os ventos em Saturno podem atingir velocidades superiores a 1800 km/h, e são considerados um dos ventos mais velozes de todo o Sistema Solar.
A imagem acima foi feita de um ponto de visão privilegiado cerca de 28 graus acima do equador de Saturno. A imagem foi feita pela câmera de grande angular da sonda Cassini no dia 2 de Dezembro de 2016, com uma combinação de filtros espectrais que preferencialmente admitem os comprimentos de onda do infravermelho próximo centrado em 728 nanômetros.
A imagem acima foi adquirida com a sonda a 953000 km de Saturno, e a escala da imagem é de 57 km/pixel.
A missão da sonda Cassini é um projeto colaborativo da NASA, da ESA e da ISA. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital da sonda Cassini e as suas duas câmeras de bordo foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder no Colorado.
Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:
https://saturn.jpl.nasa.gov, e
O site da equipe de imageamento da Cassini é:
Fonte:
https://saturn.jpl.nasa.gov/resources/7645/