Após mais de três semanas de esforços para implantar a antena do Radar para Exploração de Luas Geladas (RIME) na sonda Juice, a estrutura finalmente foi liberada do seu suporte de montagem. Durante a primeira tentativa de desdobrar a antena, apenas os primeiros segmentos de cada metade foram implantados. Os controladores de voo suspeitaram que um pequeno pino preso impedia o desdobramento dos outros segmentos.
No entanto, as equipes de controle de voo no centro de controle de missões da ESA em Darmstadt tinham muitas ideias para resolver a situação. Eles tentaram sacudir a Juice usando seus propulsores e aquecê-la com a luz solar para tentar mover o pino. A antena RIME mostrava sinais de movimento todos os dias, mas não se soltava completamente.
Finalmente, no dia 12 de maio, a RIME foi ativada quando a equipe de controle de voo disparou um dispositivo mecânico chamado “atuador não explosivo” (NEA), localizado no suporte preso. O choque resultante movimentou o pino por alguns milímetros, permitindo que a antena se desdobrasse.
A imagem abaixo mostra o choque mecânico causado pelo acionamento do atuador no suporte de montagem. O atuador foi acionado no momento rotulado como ‘NEA 6 Release’. A oscilação de amortecimento resultante indica que a antena foi liberada e então oscilou para frente e para trás antes de se estabilizar em uma posição estendida e travada.
No entanto, uma parte final da antena permaneceu dobrada. A confirmação de que a antena RIME foi implantada com sucesso veio apenas quando a equipe de controle de voo disparou outro atuador no suporte, fazendo com que a RIME se esticasse completamente após meses dobrada para o lançamento.
Quando a sonda Juice da Agência Espacial Europeia (ESA) chegar a Júpiter, usará a RIME para estudar a superfície e a estrutura subsuperficial das luas geladas de Júpiter até uma profundidade de 9 km. A RIME é um dos dez instrumentos a bordo da Juice que investigará o surgimento de mundos habitáveis ao redor dos gigantes gasosos e a formação de nosso Sistema Solar.
Em suma, a liberação da antena RIME é uma vitória significativa para a missão Juice. Este é um passo crucial para garantir que a missão possa cumprir sua tarefa de explorar as luas geladas de Júpiter. A dedicação e a criatividade das equipes de controle de voo em superar este obstáculo são verdadeiramente inspiradoras e exemplificam o espírito de exploração e descoberta que impulsiona a ciência espacial.
Para mais informações, siga nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e desenvolvimentos emocionantes da missão Juice e de outras missões espaciais. Junte-se a nós nesta incrível jornada de descoberta e exploração do nosso vasto e misterioso universo.
Fonte:
https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Juice/Juice_s_RIME_antenna_breaks_free