fbpx

Anel Brilhante Provocado Pela Névoa é Registrado em Titã Pela Sonda Cassini

Outro eclipse anelar do Sol e ninguém nos avisou? Não. Mas então o que seria esse anel brilhante ao redor desse objeto escuro? Bem, embora pareça com um eclipse anelar do Sol, a imagem acima foi feita muito mais longe da Terra do que se parece. Essa imagem foi feita pela sonda Cassini enquanto ela observava o lado escuro da maior lua de Saturno, Titã e pôde então capturar um anel, parecido com um halo ao redor do satélite, anel esse produzido pela luz do Sol dispersada através da periferia da atmosfera de Titã.

Uma névoa de alta altitude e de cobertura global, destacada, circula todo o satélite Titã. E é essa névoa a responsável por espalhar a luz do Sol e produzir esse anel. A imagem acima foi feita quando a sonda Cassini observava diretamente a face de Titã, que fica voltada para o planeta Saturno. Titã é um satélite com 5150 km de diâmetro e o norte na imagem acima está para cima e rotacionado 29 graus para a esquerda.

A imagem acima foi feita usando a câmera de grande angular da sonda Cassini através do filtro verde da luz visível no dia 30 de Janeiro de 2012. A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 197000 quilômetros de Titã, e o conjunto, Sol-Titã-Cassini estavam em fase com um ângulo de 162 graus. A escala da imagem é de 12 quilômetros por pixel.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14613

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .