Algumas Das Galáxias Mais Antigas No Quintal da Via Láctea – Space Today TV Ep.1414

Vamos começar assim, astrônomos descobriram algumas das galáxias mais antigas do universo.

Tenho certeza que se você escutou isso com atenção, você imediatamente pensou que são galáxias que estão localizadas no universo distante, a muitos bilhões de anos-luz de distância da Terra, certo? Sinto lhe informar que novamente, seu pensamento está enganado.

Já, já voltamos nesse ponto.

Antes, vamos recordar um pouco da história do universo.

Quando o universo tinha seus 380 mil de anos de vida, os primeiros átomos se formaram, eram átomos de hidrogênio que se aglutinaram em nuvens e gradativamente começaram a esfriar e criar pequenas aglomerações, ou halos de matéria escura que emergiram do Big Bang.

Essa fase é conhecida como A Era Das Trevas Cósmica, e durou cerca de 100 milhões de anos.

O gás nesses halos começou a se tornar instável e então deu início o processo de formação das primeiras estrelas.

Essas primeiras estrelas, deram origem às primeiras galáxias, e o universo então saiu da era das trevas.

O modelo que explica essa história do universo é chamado de Modelo Lambda da Matéria Escura Fria.

Como vocês sabem para que um modelo tenha validade é preciso ter observações que suportem esse modelo.

Então, os astrônomos foram atrás de galáxias próximas desse período da era das trevas e logo depois da era das trevas.

E encontraram, e para a surpresa geral, encontraram nas vizinhanças da Via Láctea, e não no universo distante.

Essas galáxias são muito apagadas e muito difíceis de serem detectadas, mas os astrônomos conseguiram descobrir dois grupos delas, um grupo que se formou na era das trevas cósmica e outro grupo que se formou milhões de anos depois disso.

Essas galáxias tem idades superiores aos 13 bilhões de anos, o que as coloca entre as galáxias mais antigas já descobertas.

Essa descoberta, além de confirmar o modelo lambda da matéria escura fria para a evolução do universo, ele também mostra a importância, que galáxias próximas e antigas têm no entendimento da evolução do universo.