fbpx
23 de novembro de 2024

Além do Gigante Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, parece pequena na imagem acima, onde aparece ao lado do gigante gasoso nesse retrato feito pela sonda Cassini.

Titã, com 5150 quilômetros de diâmetro está na parte superior esquerda da imagem. Os anéis de Saturno cruzando a parte superior da imagem, e gerando uma série de sombras no planeta que podem ser vistas no meio da imagem.

A lua Prometeu com seus 86 quilômetros de diâmetro aparece como uma pequena mancha branca sobre os anéis de Saturno na parte direita superior da imagem. A sombra gerada por Prometeu pode ser vista como uma pequena mancha escura no planeta, na parte mais a esquerda da imagem, entre as sombras geradas pelos anéis principais e pelo anel F. A sombra da lua Pandora também pode ser vista no planeta ao sul das sombras de todos os anéis, abaixo do centro da imagem na direção do lado direito do planeta. Pandora propriamente dita não é mostrada nessa imagem.

Essa imagem foi feita com a sonda Cassini olhando para o lado sul e não iluminado dos anéis a aproximadamente um grau abaixo do plano dos anéis.

A imagem foi feita com a câmera de grande angular da sonda Cassini no dia 5 de Janeiro de 2012 usando um filtro espectral sensível ao comprimento de onda do infravermelho próximo centrado em 752 nanômetros. A imagem foi adquirida a uma distância de aproximadamente 685000 quilômetros de Saturno e com o conjunto Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 20 graus. A escala da imagem é de 37 quilômetros por pixel em Saturno. A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA e da Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e as suas duas câmera onboard foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imageamento está baseado no Space Science Institute em Boulder no Colorado.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2185.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo