fbpx

Água em Marte Novamente

Mais uma evidência que colabora com a idéia de que a água flui em Marte atualmente foi acesa com um novo artigo publicado recentemente no jornal Geophysical Research Letters.

Dennis Reiss e seus colegas na Westfälische Wilhelms-Universität Münster usaram imagens obtidas pela câmera HiRISE comandada pela NASA e pela Universidade do Arizona e que está a bordo  da sonda Mars Reconnaissance Orbiter para chegar a tal conclusão.

Reiss observou por um período de dois anos a forma dos canais nas dunas da Cratera Russel. A explicação para a imagem aqui apresentada é que , pequenas quantidades de gelo logo abaixo da superfície estão derretendo e disparando pequeno sdeslizamentos das dunas. O fato das imagens feitas em 2006 e em 2009 serem diferentes sugere que esse processo não é algo antigo, mas sim algo contemporâneo.

O fato de esse anúncio ser algo fantástico e além das notícias que vão gerar, não se pode esquecer que no final de 2006, Michael Malin da empresa de instrumentos Malin Sapce Science Systems em San Diego na Califórnia, publicou um artigo similar usando dados da sonda Mars Global Surveyor. Malin observou canais crescendo algumas centenas de metros em um intervalo de 4 anos. Ele não teve outra explicação a não ser que esses canais se formavam como na se formam canais de água na Terra.

Reiss especulou mais sobre o processo em seu trabalho. Ele sugere que o gelo de dióxido de carbono derrete nos meses de verão à medida que a temperatura aumenta, e isso permite então que o gelo de água derreta e comece a fluir.

O estudo de Reiss pode ser visto como um complemento do trabalho de Malin, e a melhor notícia é que a água está fluindo na superfície de Marte nos dias de hoje. Agora o que era preciso era despertar a Spirit e fazer com que ela chegasse até o local determinado para comprovar essa evidência.

Fonte:

http://blogs.nature.com/news/thegreatbeyond/2010/04/water_on_mars_yet_again.html

http://www.agu.org/pubs/crossref/2010/2009GL042192.shtml

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .