Aglomerado Globular M15 Fotografado Pelo Telescópio Espacial Hubble

Estrelas, como abelhas, formam um enxame ao redor do centro do brilhante aglomerado globular M15. Essa bola de mais de 100000 estrelas é uma relíquia dos primeiros anos de vida da nossa galáxia, e continua a orbitar o centro da Via Láctea. O  M15 é um dos aproximadamente 150 aglomerados globulares remanescentes, ele é notável por ser facilmente identificado por meio de binóculos, por ter em seu centro a mais densa concentração de estrelas conhecida e por conter uma grande quantidade de estrelas variáveis e pulsares. Essa imagem detalhada, feita pelo Telescópio Espacial Hubble se espalha por aproximadamente 120 anos-luz. Nessa imagem é possível observar o dramático aumento em densidade das estrelas em direção ao centro do aglomerado. O M15 localiza-se a aproximadamente 35000 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Pegasus (O Cavalo Alado). Recentes evidências indicam que uma buraco negro massivo possa existir no centro do M15.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110503.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.