fbpx

Abell 2104: O Chandra Encontra Atividade Surpreendente de Buraco Negro em Aglomerado de Galáxias

Uma observação do Chandra do aglomerado de galáxias A2104 revela seis fontes brilhantes de raios-X que estão associadas com buracos negros supermassivos nas galáxias vermelhas do aglomerado. Como acredita-se que as galáxias vermelhas sejam compostas principalmente por estrelas mais velhas, e contenham pouco gás, a observação surpreende os astrônomos.

Emissão poderosa de raios-X de um buraco negro supermassivo vem do gás aquecido à medida que ele cai em direção ao buraco negro, assim um abundante suprimento de gás é necessário para produzir as brilhantes fontes de raios-X detectadas pelo Chandra.

Acredita-se geralmente que como as galáxias se movem através do gás quente do aglomerado a altas velocidades, elas perdem seu gás interestelar da mesma maneira que fortes ventos arrancam folhas das árvores. As galáxias podem também perder gás por meio de colisões com outras galáxias no aglomerado. A presença dessas seis fontes de raios-X indicam que esses buracos negros supermassivos tenham de alguma forma retido uma fonte de combustível, apesar do ambiente hostil dos aglomerados.

Pode ser que as galáxias armazenem suprimentos de gás e poeira de uma forma melhor que se pensava anteriormente, particularmente nas profundezas dos seus núcleos próximos aos buracos negros supermassivos. Esse gás e poeira pode explicar por que os centros das galáxias são escuros nos comprimentos de onda da  luz óptica.

Fonte:

http://chandra.si.edu/photo/2002/1182/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo