fbpx

A Via Láctea Está Prestes A Obliterar Totalmente a Galáxia Satélite Sagittarius

Uma das galáxias vizinhas da Via Láctea está morrendo e a culpa é da nossa galáxia. A Via Láctea está perto de arrebentar totalmente a galáxia anã Sagittarius, de acordo com uma série de simulações realizadas recentemente.

A galáxia anã Sagittarius é uma das galáxias satélites da Via Láctea, e a sua órbita ao redor da nossa galáxia está ficando cada vez mais próxima com o passar de bilhões de anos. Um grupo de pesquisadores usou dados da missão Gaia para descobrir quais estrelas que estão no céu pertencem à Sagittarius selecionando as estrelas apenas pela cor, brilho e movimento, determinando assim as estrelas que possuíam propriedades bem diferentes daquelas pertencentes à Via Láctea.

Uma vez que eles conseguiram então separar as estrelas pertencentes à galáxia anã Sagittarius, eles rodaram uma série de simulações para descobrir o destino da nossa vizinha galáctica e como esse destino é afetado pela Via Láctea.

Eles descobriram que a órbita da Sagittarius, próxima da Via Láctea, está causando uma variação na estrutura da nossa galáxia. Se você imaginar que o disco da Via Láctea é a pele de um tambor de bateria, então, é como se algo estivesse batendo nessa pele.

Mas a Sagittarius tem menos de 1 décimo do tamanho da Via Láctea, então no processo de tentar perturbar a nossa galáxia, quem sofre as maiores consequências é ela mesma. É como se fosse uma luta entre as duas galáxias, mas uma luta desigual. A Sagittarius é pequena demais se comparada com a Via Láctea, então mesmo que ela consiga fazer alguma perturbação, quem vence a batalha no final é a Via Láctea.

As simulações mostraram que as forças colossais da Via Láctea estão arrebentando a Sagittarius, e isso fará com que ela seja totalmente obliterada nos próximos 500 milhões de anos. O que estamos vendo hoje são os últimos dias de vida da Sagittarius. A galáxia que já foi a terceira maior galáxia satélite da Via Láctea, menor somente que as Nuvens de Magalhães, em breve será apenas um sopro no céu.

Fonte:

https://www.newscientist.com/article/2246314-the-milky-way-is-about-to-completely-obliterate-a-neighbouring-galaxy/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .