A Versão Definitiva do Primeiro Panorama Colorido Feito Pelo Rover Curiosity em Marte

A primeira visão panorâmica que nós tivemos do local de pouso do Curiosity mostrava o topo da montanha central da Cratera Gale cortado. Isso aconteceu no terceiro dia de atividade do robô em Marte, dia esse conhecido como Sol 3, nesse momento o rover ainda estava executando comandos pré-programados. No décimo terceiro dia de atividade, ou seja, no Sol 13, o rover fez algumas imagens que ajudaram a preencher os pedaços não contemplados da montanha na imagem anterior, e assim com todas essas imagens foi possível construir uma visão panorâmica completa do local de pouso.

As imagens foram agrupadas, mas ainda assim algumas porções permaneciam sem ser contempladas com imagens, principalmente no céu de Marte. O céu então foi preenchido de modo adequado dando uma melhor impressão para a imagem. Assim sendo, embora parte do céu na imagem seja artificial, essa versão está muito melhor que a primeira. Essa pode sim ser considerada como sendo uma versão definitiva do mosaico do local de pouso do Curiosity em Marte.

O Curiosity está nos enviando muitas imagens, algumas delas muito interessantes. Entre elas está essa imagem acima, que mostra parte da cobertura do instrumento Chemin. Clique na imagem e veja a versão ampliada, preste atenção nos cabos e nos fios que aparecem nessa parte do rover. Examinando a imagem maior você verá que eles estão amarrados de maneira conjunta, com um tipo de presilha semelhante aos arames que encontramos nas embalagens e com nós. Sim, nós. É muito engraçado pensar que com todo o avanço tecnológico empregado nesse rover, o melhor método para resolver esse pequeno problema de engenharia, de juntar cabos e fios, foi usando uma tecnologia que existe até antes do Homo Sapiens, e que até mesmo os pássaros sabem usar.

Fonte:

http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2012/08231555-curiosity-color-panorama-bouic.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.