Imagens geradas com um ano de dados coletados pelo satélite Suomi NPP fornecem um vivido retrato da vegetação mundial. Suomi NPP, sigla para National Polar-orbiting Partnership, é uma parceria entre a NASA e a National Oceanic and Atmospheric Administration.
As imagens mostram as diferenças entre as áreas verdes e áridas da Terra como visto em dados do instrument Visible-Infrared Imager/Radiometer Suite, ou, VIIRS, que viaja a bordo do Suomi NPP. O VIIRS detecta mudanças na reflexão da luz, produzindo imagens que medem as mudanças na vegetação ao longo do tempo.
Os dados de vegetação do NPP Suomi serão incorporados no Normalized Difference Vegetation Index, ou NDVI, produtos e serviços, incluindo monitoramento ambiental, modelos de previsão numérica do clima e U.S. Drought Monitor operado pelo National Drought Mitigation Center.
Esse índice de vegetação mede e monitora o crescimento das plantas, da cobertura de vegetação e da produção de biomassa a partir de informações de satélites. Ele é calculado a partir da luz visível e infravermelha refletida pela vegetação.
O NDVI representa o potencial de fotossíntese da vegetação. A soma ou integração do NDVI ao longo do tempo representa a produção bruta primária. Índices de altos valores representam a vegetação densa, verde e funcionando. Os valores baixos representam a vegetação esparsa ou a vegetação, sob condições de estresse, como seca.
As medidas do VIIRS dão continuidade a alguns registros de dados coletados por alguns satélites da NASA, incluindo o Terra e o Aqua, em órbita desde Dezembro de 1999 e Fevereiro de 2002, respectivamente. Os satélites Terra e Aqua cada um fizeram uso de um instrumento chamado de Moderate-resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS, que observa a vegetação global juntamente com outras feições terrestres.
Fonte:
http://www.nasa.gov/mission_pages/NPP/news/vegetation.html
Comente!