fbpx
27 de novembro de 2024

A ÚLTIMA IMAGEM DO KEPLER | SPACE TODAY TV EP.1699

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

Para comprar o ingresso na Campus Party Com Desconto:

use:

#SPACETODAYNACPBR12

https://brasil.campus-party.org/cpbr12/ingressos/?utm_source=influencer&utm_medium=post&utm_campaign=cpbr12&utm_content=spacetoday

Normalmente numa missão espacial a gente comemora a chamada primeira luz, ou primeira imagem que a sonda fez.

Mas hoje nós vamos falar da outra ponta da história, a última imagem, a última imagem feita pelo Kepler, o maior caçador de exoplanetas que esse mundo já viu.

Todo mundo deve saber que o Kepler, parou de funcionar em Outubro de 2018, pois o seu combustível, a hidrazina, o combustível que ele usava para se posicionar no céu e para então poder fazer as observações detalhadas se esgotou, sem hidrazina a missão foi encerrada.

Os dados do Kepler continuam sendo estudados e analisados, na verdade, tem muito dado para ser estudado pelos astrônomos.

Porém, antes de ser desligado, o Kepler deu uma última olhada no céu.

E aí está a última imagem feita por ele.

Essa imagem foi feita no dia 25 de Setembro de 2018.

Essa imagem mostra um campo de estrelas na constelação de Aquarius, sabe por que?

Porque é aí que estão os exoplanetas do sistema TRAPPIST, ou seja, antes de morrer o Kepler deu uma olhada nesse sistema tão importante para entendermos os exoplanetas.

Outro alvo que fica localizado nesse campo de estrelas é o GJ 9827, um exoplaneta interessante para ser estudado por novos telescópios.

Uma coisa interessante dessa última imagem do Kepler é que ela se sobrepõe a uma imagem da TESS, digamos que é a missão que subsitutiu o Kepler, e isso é importante para que se possa comparar os dados.

Além da imagem dos pequenos vídeos da estrela TRAPPIST-1 e do sistema GJ 9827 também foram divulgados e a movimentação nesse vídeo se deve ao fato do Kepler estar perdendo potência em seus foguetes, por isso aparece esse tipo de rastro.

O Kepler foi um instrumento inesquecível, importante para o estudo de exoplanetas, ele sozinho descobriu 2600 exoplanetas até o meomento, o que representou um verdadeiro salto no nosso entendimento sobre os exoplanetas existentes.

É sempre bom lembrarmos dessa missão, e não poderíamos deixar de trazer aqui a última imagem do Kepler.

#Kepler #Exoplanetas

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/ames/kepler-s-final-image-shows-a-galaxy-full-of-possibilities

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo