A TESS DESCOBRIU O PLANETA 9? | SPACE TODAY TV EP2014

COMPRE O BONÉ TRUCKER NA SPACE TODAY STORE E GANHE UMA CANECA DE PRESENTE:

————————————————————————————————————

CONFIRA O CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY, MAIS DE 60 HORAS DE CONTEÚDO FALANDO SOBRE TUDO DA ASTRONOMIA, MATRICULE-SE JÁ:

————————————————————————————————————

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

————————————————————————————————————

Faz tempo que a gente não fala nele, então chegou a hora de batermos um papo sobre o Planeta 9.

Uma das grandes questões do nosso Sistema Solar é se existe ou não o tal Planeta 9.

Para quem não se lembra, tudo isso começou lá nos idos de 2016 quando o Mike Brown e o Constantin Batygin estudaram a órbita de vários TNOs, ou objetos transnetunianos, e notaram que existia um estranho alinhamento nessas órbitas.

A explicação que eles deram foi que essas órbitas iriam se alinhar assim se, um planeta com aproximadamente 10 vezes a massa da Terra estivesse localizado a uma distância 20 vezes maior que Netuno.

Desde o dia do anúncio, deu-se início uma busca alucinada para tentar encontrar o Planeta 9, mas até agora nada.

Além disso, inúmeros artigos começaram a ser publicados com as mais diversas ideias sobre o Planeta 9, ele poderia ser um exoplaneta capturado, poderia estar mais perto e ser menor e por aí vai.

Muita gente já me perguntou se seria possível uma sonda como o Kepler na época e a TESS agora encontrar o Planeta 9 e outros objetos do Sistema Solar.

Bem, usando a sua técnica primária não, pois ela busca exoplanetas que transitam suas estrelas, que passam na frente da estrela, e devido à queda de brilho da estrela, o exoplaneta é detectado.

Porém, a TESS enquanto ela procura por exoplanetas usando a técnica do trânsito, ela também faz imagens, onde podem aparecer objetos do Sistema Solar e outros objetos, como vocês sabem ela já detectou supernovas, cometas entre outras coisas.

Vale lembrar que a TESS possui 4 câmeras poderosas e essas câmeras poderiam ser usadas para detectar objetos apagados do Sistema Solar.

Com isso em mente um grupo de pesquisadores resolveu fazer o que é chamado de estudo de aplicabilidade, para saber se a TESS poderia descobrir o Planeta 9.

Os pesquisadores bolaram um software e usaram os dados da TESS para tentar identificar 3 TNOs conhecidos do Sistema Solar.

E os objetos foram encontrados com sucesso.

Esses objetos possuíam uma magnitude no infravermelho de 21.

Os pesquisadores estimam que o Planeta 9 deva ter uma magnitude no infravermelho entre 19 e 24, ou seja, seria sim possível detectar o Planeta 9 usando a TESS.

Um dos pesquisadores é tão otimista que ele diz que com 100% de certeza a TESS já detectou o Planeta 9, falta a gente encontrar ele no emaranhado de dados.

E aí, o que você acha, a TESS já encontrou o Planeta 9?

Fontes:

#TESS #PLANET9 #SPACETODAY