fbpx
15 de novembro de 2024

A TERRA VAI GANHAR UMA MINI LUA TEMPORÁRIA

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!! https://spacetodayplus.com.br/premium/ APRESENTAÇÃO "SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?" INGRESSOS PARA O RIO DE JANEIRO, DIA 29 DE…

CONSIDERE APOIAR O TRABALHO DO SPACE TODAY, ASSINANDO A PLATAFORMA SPACE TODAY PLUS PREMIUM, POR APENAS R$29,00 POR MÊS, MENOS DE 1 REAL POR DIA!!!

https://spacetodayplus.com.br/premium/

APRESENTAÇÃO “SERÁ QUE ESTAMOS SOZINHOS?” INGRESSOS PARA O RIO DE JANEIRO, DIA 29 DE SETEMBRO, 19 HORAS, NO TEATRO CLARA NUNES NO SHOPPING DA GÁVEA:

https://bileto.sympla.com.br/event/96832

Uma nova mini-lua será capturada pela Terra entre 29 de setembro e 25 de novembro de 2024. O asteroide 2024 PT 5, descoberto em agosto de 2024, será temporariamente capturado pela gravidade da Terra, orbitando o planeta sem completar uma revolução completa antes de voltar à sua trajetória ao redor do Sol. Com cerca de 10 metros de diâmetro, ele é maior do que outros objetos capturados anteriormente.

Esse fenômeno de captura temporária já foi observado com outros asteroides, como 2022 NX 1, que passou por episódios semelhantes em 1981 e 2022. O 2024 PT 5 segue uma trajetória em ferradura, característica de pequenos objetos que ficam temporariamente presos no campo gravitacional terrestre.

Durante seu período como mini-lua, o 2024 PT 5 alcançará uma distância mínima de cerca de 0,012 unidades astronômicas da Terra em janeiro de 2025, antes de se afastar. Esse tipo de captura é importante para o estudo de NEOs (Objetos Próximos à Terra) e suas interações com o sistema Terra-Lua.

Embora breve, a presença de uma mini-lua oferece uma rara oportunidade de estudar a dinâmica de pequenos corpos no espaço próximo da Terra e suas possíveis implicações para a compreensão de asteroides potencialmente perigosos.

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo