fbpx

A Terra Como Arte I – O Grande Deserto de Sal do Irã

Como uma pintura moderna, ou pós-moderna, cheia de cores, a imagem acima revela na verdade uma eclética montagem das paisagens que constituem o maior deserto do Irã, conhecido como Dasht-e Kavir, ou O Grande Deserto de Sal. A palavra kavir significa sal em Persa. A região quase não habitada cobre uma área de mais de 77000 quilômetros quadrados, e é composto por uma mistura de fluxos de correntes secos, platôs desérticos, planícies lamosas e corpos de sal. O calor extremo, as dramáticas variações de temperaturas diárias, e as violentas tempestades são situações normais nesse local verdadeiramente inóspito em pleno planeta Terra. A imagem acima foi feita pelo satélite Landsat 7 no dia 10 de Fevereiro de 2003.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2010/11/earth-as-art-gallery/?utm_source=Contextly&utm_medium=RelatedLinks&utm_campaign=Previous

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .