Danuri, a primeira missão de exploração do espaço profundo da Coreia do Sul, está finalmente chegando à lua após uma viagem de quatro meses.
Esperava -se que a espaçonave Danuri começasse a entrar na órbita lunar na sexta-feira (17 de dezembro de 2022) às 1945 UTC, 2h45 de 17 de dezembro de 2022 na Coreia do Sul, de acordo com um comunicado do Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI). A manobra, a primeira das cinco queimas de motor planejadas até 28 de dezembro de 2022 para refinar a órbita de Danuri ao redor da Lua , abrirá caminho para a sonda começar seus objetivos científicos lunares.
Danuri, também conhecida como Korea Pathfinder Lunar Orbiter (KPLO), iniciou sua longa e tortuosa jornada para a Lua em 4 de agosto de 2022, quando foi lançada a bordo de um foguete Falcon 9 desde Cabo Canaveral na Flórida. A sonda lunar viajou mais de 5.4 milhões de quilômetros em sua jornada até agora, disseram autoridades da KARI.
O lançamento bem-sucedido colocou Danuri em uma órbita de transferência lunar balística, que levou a sonda em uma viagem de 134 dias, em loop e com baixo consumo de combustível através do espaço Terra-Lua. Ela finalmente entrou em uma órbita lunar polar com uma altitude média alvo de 100 quilômetros acima da superfície lunar.
A KPLO pesa 678 kg é a primeira missão de exploração da Coreia do Sul a ir além da órbita da Terra. Essa missão de US$ 180 milhões é ambiciosa; A Danuri contém seis cargas científicas separadas, projetadas para coletar dados para uma variedade de objetivos científicos . Cinco desses instrumentos – um gerador de imagens de terreno, uma câmera polarimétrica de grande angular, magnetômetro, espectrômetro de raios gama e uma nova carga útil de teste de tecnologia de rede – foram desenvolvidos por universidades e organizações de pesquisa coreanas.
A NASA também está presente a bordo na forma da sexta carga útil: uma câmera altamente sensível chamada ShadowCam , projetada para mapear regiões permanentemente sombreadas nos polos lunares em busca de indícios de depósitos de gelo de água. Os dados do instrumento podem ser úteis para o programa Artemis da NASA , que visa criar uma presença humana sustentável na lua.
Após sua primeira manobra para entrar em órbita, espera-se que a Danuri siga com mais quatro durante as aproximações da lua em 21 de dezembro, 23 de dezembro, 26 de dezembro e 28 de dezembro antes de se estabelecer em uma órbita final em 29 de dezembro, escreveu KARI. em uma declaração. Todas essas datas estão no horário local da Coreia do Sul.
A KPLO faz parte do crescente interesse e atividade internacional na Lua. Por exemplo, Danuri chegou à lua um mês após a chegada do cubesat CAPSTONE da NASA. A missão Artemis 1 da agência foi lançada com sucesso para a órbita lunar e viu a espaçonave Orion retornar à Terra durante o tempo em que Danuri estava a caminho da lua.
Danuri também marca o primeiro passo em direção a ambições lunares ainda maiores para a Coreia do Sul, que também prevê um pouso robótico na Lua por volta de 2032 e uma missão a Marte em 2045.
Fonte:
https://www.space.com/south-korea-danuri-moon-probe-begins-orbit-entry