A Sonda Juno da NASA Chega na Flórida Para os Preparativos Finais Antes de Ser Lançada em Direção a Júpiter

A sonda da NASA, Juno chegou na Flórida para começar as preparações finais ara o seu lançamento próximo. A sonda foi transportada desde o Lockheed Martin Space Systems em Denver, para a instalação de processamento de cargas Astrotech em Titusville na Flórida. A sonda Juno que usará energia solar para se mover no espaço irá orbitar os polos de Júpiter por 33 vezes em busca de mais conhecimento sobre as origens, a estrutura, a atmosfera e a magnetosfera do gigante gasoso.

“A sonda Juno e a sua equipe já percorreram um longo caminho desde que o projeto começou em 2003”, disse Scott Bolton, principal pesquisador  da Juno, baseado no Southwest Research Institute em San Antonio. “Nós estamos somente a alguns meses da missão que poderá realizar descobertas que praticamente farão com que tenhamos que escrever e rescrever os livros não somente sobre o Júpiter, mas também sobre a origem e evolução do Sistema Solar”.

Em breve a Juno será removida de seu container, a primeira da inúmeras marcas que começarão a ser vencidas a partir de agora até o lançamento. Depois a Juno começará a fazer testes funcionais para saber sobre a saúde de seus equipamentos depois da viagem desde o Colorado. Após isso, a equipe irá subir atualizações dos programas que irão funcionar na sonda e realizar uma série de testes de missão. Esses testes envolvem todo o sistema de voo da sonda, bem como dos seus instrumentos científicos e de seu sistema de dados em terra.

Depois de todos os testes, a sonda será levada ao espaço pelo foguete United Launch Alliance Atlas V que partirá desde o Complexo de Lançamento 41 na Cape Canaveral Air Force Station na Flórida. O período de lançamento será aberto em 5 de Agosto de 2011 e se estende até 26 de Agosto de 2011. Para o lançamento no dia 5 de Agosto a janela se abrirá às 12:39 hora de Brasília e ficará aberta até a 1:39 hora de Brasília do dia seguinte. E se tudo correr como o planejado, depois de uma longa jornada no espaço, a sonda Juno deve alcançar o planeta Júpiter em Julho de 2016.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.cfm?release=2011-113&cid=release_2011-113&msource=2011113&tr=y&auid=8128363

http://spaceflightnow.com/news/n1104/08junooffload/

 

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.