A Sonda Dawn da NASA Começa a Observar a Superfície do Asteroide Vesta

O filme abaixo mostra os detalhes da superfície que começam a ser revelados à medida que a sonda Dawn da NASA se aproxima do gigantesco asteroide Vesta. A câmera a bordo da sonda obteve as imagens usadas na animação no dia 1 de Junho de 2011 de uma distância de aproximadamente 483000 quilômetros.

A forma recortada do  Vesta foi construída por eras de impactos cósmicos no cinturão principal de asteroides. As variações no brilho da superfície podem ser vistas. O polo sul do Vesta está para a parte direita inferior na posição aproximada de 5 horas.

O Vesta tem 530 km de diâmetro e é o segundo objeto mais massivo do cinturão principal de asteroides. Ele também é o único grande asteroide com uma superfície basáltica formada devido a processos vulcânicos ocorridos no início da história do Sistema Solar. O Vesta é considerado um protoplaneta pois ele é um corpo grande que quase se transformou em um planeta.

O vídeo apresenta 20 fotos, repetidas cinco vezes, que cobre um período de 30 minutos. Durante esse tempo, o Vesta rotacionou aproximadamente 30 graus. As imagens incluídas aqui são usadas pelos navegadores para fazer o ajuste fino na trajetória da sonda Dawn durante a sua aproximação do Vesta, o encontro com o asteroide está programado para ocorrer no dia 16 de Julho de 2011.

A missão da sonda Dawn aos asteroides Vesta e Ceres é administrada pelo Laboratório de Propulsão a Jato  para o Science Mission Directorate da NASA em Washington, D.C. Esse é um projeto do Discovery Program administrado pelo Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama. A UCLA é a responsável pela missão científica geral da Dawn. A Orbital Sciences Corporation de Dulles, Va., desenhou e construiu a sonda Dawn.

As câmeras da sonda foram desenvolvidas e construídas sob a liderança do Max Planck Institute para o Solar system Research, Katlenburg-Lindau, na Alemanha, com contribuição significante para o Institute of Planetary Research do German Aerospace Center (DLR) e em coordenação com o Institute of Computer and Communication Network Engineering em Braunschweig. O projeto das câmeras da Dawn é financiado pela NASA, pelo Max Planck Society e pelo DLR. O JPL é uma divisão do California Institute of Technology em Pasadena. Mais informações sobre a Dawn podem ser encontradas em http://www.nasa.gov/dawn e http://dawn.jpl.nasa.gov.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/dawn/multimedia/pia14121.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.