fbpx
17 de setembro de 2021

A Saga do Nauka Continua

Na manhã do dia 24 de julho de 2021, a ROSCOSMOS confirmou que as duas correções orbitais realizadas no dia 23 de julho de 2021 foram executadas com sucesso, e prometeram mais manobras durante os dias seguintes.

Rogozin witou que o Nauka conduziu uma manobra de duplo impulso com o sue principal motor, o DKS-1, começando às 11:20 e às 11:54 no horário de Brasília. A Roscosmos também disse que, de acordo com os especialistas no controle de missão, o impulso e os novos parâmetros orbitais foram alcançados com sucesso.

De acordo com o State Corporation, a próxima série de manobras está planejada para acontecer no dia 27 de julho de 2021 indicando que o módulo Nauka estaria em uma órbita segura para a sua aproximação com a ISS.

Ao mesmo tempo, os cosmonautas a bordo da ISS começaram os preparativos finais para desacoplar o Compartimento de Docagem Pirs. Eles fecharam a escotilha para o módulo pela última vez, enquanto o controle de missão programou o início da despressurização da cavidade da porta de docagem entre o Pirs e o Zvezda por volta das 11 da manhã, hora de Brasília, de acordo com a comunicação pública existente entre os controladores de solo e a tripulação na ISS.

Porém, por volta das 16:20, hora de Brasília, o controle da missão da NASA em Houston informou que a tripulação da ISS que estava desacoplando o Pirs está programando essa atividade de 25 para 26 de julho de 2021. Não tem nenhuma explicação pública para o atraso, mas as comunicações disponíveis entre os controladores de solo e a tripulação na ISS indica que outro teste com o sistema de aproximação Kurs-A foi planejado para o dia 24 de julho de 2021, mas até o final do dia não se tinha nenhum sinal que o teste havia sido sequer tentado ou completado com sucesso.

Contudo, no final do dia 24 de julho de 2021, a Roscosmos disse que o controle da missão em Korolev reprogramou testes críticos do Kurs-A para o início do domingo, dia 25 de julho de 2021.

Fonte:

http://www.russianspaceweb.com/protected/mlm-autonomous-flight.html#0724

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo