A Rotação da Terra Registrada Em Vídeo Sob o Very Large Telescope no Chile

Por que a Terra está se movendo no vídeo acima? A maior parte dos vídeos que vemos sobre o céu noturno mostra as estrelas e o céu se movendo sobre a Terra parada. Aqui contudo, as imagens foram digitalmente rotacionada, de modo que são as estrelas que ficam paradas, e a Terra se move abaixo delas. O vídeo mostra na verdade a rotação da Terra de forma dramática e de uma maneira clara como se a câmera estivesse flutuando livre no espaço, esse movimento é chamado de movimento diurno. O telescópio mostrado no vídeo é o Very Large Telescope (VLT) no Chile, um grupo de quatro dos maiores telescópios ópticos já desenvolvidos na Terra. Um observador mais atento pode notar no vídeo acima o uso da guia laser para as estrelas, a luz zodiacal, a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães, a reflexão da luz do Sol e alguns satélites que estão em órbita da Terra. O vídeo acima foi gerado a partir do vídeo que é mostrado abaixo onde tradicionalmente apresenta as estrelas e demais feições do céu noturno circulando a câmera parada.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110601.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.