fbpx

A Região de Sotra Facula em Titã

Com base nos dados da sonda Cassini da NASA, essa imagem, aqui reproduzida, mostra uma área da lua Titã de Saturno, conhecida como Sotra Facula. Os cientistas acreditam que a Sotra é o melhor caso de um criovulcão, ou um vulcão de gelo. Essa imagem apresentada como um sobrevoo mostra dois picos com mais de 1000 metros de altura e múltiplas crateras com profundidades de 1500 metros. A imagem também mostra fluxos interdigitais que também indicam a presença do criovulcanismo.

A topografia tridimensional veio do instrumento de radar da Cassni. A topografia tem um exagero vertical de fator de 10. A cor falsa na imagem inicial mostra diferentes composições de materiais na superfície que foram detectados pelo espectrômetro de imageamento da Cassini no visual e no infravermelho. No esquema de cor usado para apresentar a imagem final, as dunas têm uma coloração azul amarronzada. A cor azul sugere a presença de algum gelo exposto. Os cientistas pensam que as áreas brilhantes tem uma cobertura orgânica que esconde o gelo e é diferente e mais clara que as dunas. Os fluxos interdigitais aparecem com uma coloração branca-amarelada, como a montanha e a caldeira. O segundo conjunto de cores mostra a elevação, com a cor azul representando as elevações mais baixas e o amarelo e o branco as elevações mais altas. As dunas aparecem em azul pois elas tendem a ocupar as áreas mais baixas. Os fluxo interdigitais são difíceis de serem vistos em dados de elevação, indicando que eles são finos e rasos, talvez com menos de 100 metros de espessura.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1824.html

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo