fbpx

A Região da Estrela Massiva WR 22

A WR 22 é uma dessas estrelas que vive rápido e morre jovem. Essa rara estrela é muito quente e massiva e está emitindo tanta radiação e tanto vento estelar que está perdendo sua atmosfera para o espaço. Formada na Nebulosa da Carina, a WR 22 é conhecida como uma estrela do tipo Wolf-Rayet. Ela é uma das estrelas mais massivas conhecidas. Essas estrelas possuem aproximadamente mais de 20 vezes a massa do Sol e perdem material para o espaço numa taxa muito maior.

Os astrônomos franceses Charles Wolf e Georges Rayet descobriram essa classe de estrelas em 1867. A WR 22 localiza-se a aproximadamente 5000 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação da Carina, a quilha do barco de Jasão na mitologia grega. A imagem que aqui é detalhada foi feita com o instrumento Wide Field Imager acoplado ao telescópio MPG/ESO de 2.2 metros no Observatório de La Silla no Chile.

Fonte:

http://www.starrycritters.com/starry-hunter/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .