A imagem acima mostra uma das regiões mais fotografadas da Lua, de modo que tudo, ou pelo menos quase tudo sobre essa região já foi dito e discutido sobre as feições ali localizadas. Mas com a ferramenta relativamente disponível atualmente no site da sonda LROC, a ferramenta de QuickMap, é possível dar uma vida nova a antigas imagens como é o caso aqui mostrado. Com essa ferramenta é possível medir a topografia de quaisquer feições na Lua e traçar seu perfil topográfico. Fazendo isso com a cratera Calipus C, pode-se observar que seus taludes se erguem por mais de 5000 metros desde o ponto mais baixo da cratera. A forma do seu talude tem algumas similaridades, por exemplo, com o monte Fuji, mas é 1200 metros mais alto. Além de analisar a cratera propriamente dita, a imagem acima também analisa as dobras do interior da cratera Calippus, parecendo como ondas opostas. Algumas delas parecem continuar para cima das paredes da cratera e continuarem no anel externo, de acordo com as interpretações feitas com os dados obtido do QuickMap.
A origem da Calippus C é incerta, parece que ela está do lado direito de uma cratera que não tem seu lado esquerdo. Será que ela sofreu subducção na Bacia Imbrium e então foi coberta de lava? O talude da parede não é tão dramático como ele parece pois a escala vertical da seção vertical construída no QuickMap, tem um exagero de 2 vezes se comparada com a escala horizontal, de modo que o talude é mais suave. O material no assoalho da Calippus provavelmente é formado por detritos da parede que deslizou do lado leste e também do lado oeste onde uma grande cicatriz marca um grande colapso da parede. Tudo isso faz dessa área uma região muito interessante para ser explorada na Lua.
A foto acima foi feita no dia 28 de Fevereiro de 2012, às 19:34 UT (16;34, hora de Brasília. Essa foto foi feita com um Orion Optics CT 250 em f/4.8 com uma Televue Powermate de 2.5x e uma DMK-41AF02. Foram feitso um total de 2400 frames.
A imagem abaixo mostra a cratera Calippus em todo o contexto dessa bela região lunar. Essa imagem foi tirada do mais novo atlas lunar, lançado pelo editor do site LPOD no final do ano de 2012.
Fonte:
http://lpod.wikispaces.com/February+18%2C+2013