fbpx

A Primeira Visão em Raios-X Do Solo de MArte

PIA16217

observatory_150105O gráfico acima mostra o resultado da primeira análise do solo marciano feita com o experimento Chemistry and Mineralogy (CheMin) do Jipe Robô Curiosity da NASA. A imagem revela a presençaa de feldspato cristalino, piroxênio e olivina, misturado com algum material amorfo. A amostra de solo, feita de um depósito eólico na Cratera Gale, onde o jipe pousou e está realizando sua exploração, é similar aos solos vulcânicos do Havaí.

O jipe robô Curiosity escavou o solo de Marte no dia 15 de Outubro de 2012, o sexagésimo nono dia da missão, ou Sol 69. O material foi então depositado no CheMin para análises de difração de raios-X no dia 17 de Outubro de 2012, o Sol 71. Emitindo raios-X diretamente na amostra e registrando como os raios-X são espalhados pela amostra em um nível atômico, o instrumento pode definitivamente identificar e quantificar os minerais presentes em Marte pela primeira vez na história. Cada mineral tem um padrão único de anéis, ou assinatura, que revela a sua presença. As cores no gráfico representam a intensidade dos raios-X, com o vermelho sendo o mais intenso.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia, uma divisão do Caltech, administra o projeto para o Science Mission Directorate da NASA em Washington e construiu tanto o jipe robô Curiosity como o equipamento CheMin.

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/spaceimages/details.php?id=PIA16217

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo