A Primeira Imagem Colorida do Solo Marciano Feita Pelo Robô Curiosity

Essa imagem mostra a paisagem ao norte do veículo robô Curiosity da NASA e foi adquirida pela Mars Hand Lens Imager (MAHLI) na tarde do primeiro dia de estadia do veículo em seu local de pouso. A equipe chama esse dia de Sol 1, que é o primeiro dia de operações em solo marciano. O Sol 1 para o Curiosity foi ontem, dia 6 de Agosto de 2012.

À distância, a imagem mostra a parede norte e o anel da Cratera Gale. A imagem tem essa aparência barrenta, pois a cobertura removível de poeira da MAHLI está aparentemente coberta com poeira soprada na câmera durante a parte final da descida do veículo. Imagens feitas sem a cobertura de poeira são esperadas de serem adquiridas durante a checagem do braço robótico nas próximas semanas.

A MAHLI está localizada numa torre no final do braço robótico do Curiosity. No momento em que a imagem do Sol 1 da MAHLI foi adquirida, o braço robótico estava na sua posição recolhida. O braço robótico do Curiosity se encontra nessa posição desde o dia em que o veículo foi empacotado para o lançamento ocorrido em 26 de Novembro de 2011.

A MAHLI tem uma cobertura de poeira transparente. Essa imagem foi adquirida com essa cobertura fechada. A cobertura irá se abrir num período de até uma semana após o pouso.

Quando o braço robótico, a torre e a MAHLI estão na posição recolhida, a MAHLI está numa posição rotacionada de 30 graus com relação ao deck do veículo. A imagem da MAHLI mostrada acima foi rotacionada para corrigir essa inclinação, de modo que o céu marciano está para cima e o solo do Planeta Vermelho para baixo.

Quando o braço robótico, a torre e a MAHLI estão recolhidos, a MAHLI está olhando para o lado esquerdo do veículo robô. Como se estivesse na janela de um automóvel olhando a paisagem.

A principal proposta da câmera MAHLI do veículo Curiosity é adquirir imagens detalhadas e de alta resolução das rochas e do solo no campo de estudo do veículo na cratera Gale. A câmera é capaz de focar qualquer alvo a uma distância desde 2.1 centímetros até o infinito. Isso significa que ela pode, como mostrado acima, obter belas imagens da paisagem marciana.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/PIA15691.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.