A imagem acima está localizada dentro da região de Marte conhecida como Aram Chaos próximo ao Vale Ares. A região de Aram Chaos é uma depressão com aproximadamente 1300 quilômetros de diâmetro de onde enormes e cataclísmicos lançamentos de água acredita-se tenham explodido na superfície de Marte. A água então fluiu para norte através das terras altas do sul, ajudando assim a cavar o sistema de canais de fluxo do Vale Ares, que possuem aproximadamente 2000 quilômetros de comprimento.
Uma variedade de paisagens, unidades de terrenos e campos de dunas podem ser vistos na imagem. Na imagem abaixo que é uma versão realçada, essa porção do Aram Chaos é vista como sendo composta de colinas isoladas e mesas erodidas, envoltas por um manto de material erodido de tonalidade escura. Uma grande variedade de dunas e unidades de tonalidade clara preenchem as elevações mais baixas entre os terrenos soerguidos.
Essa é uma das muitas regiões onde a equipe da HiRISE tem obtido repetidas imagens para estudar os movimentos dos campos de dunas ativos em Marte. A ligação entre as dunas, as formas erodidas e os vários outros materiais de tonalidades claras e escuras fornecem pistas para a idade relativa dos processos geológicos e sobre a natureza dos materiais.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/ESP_024266_1830