fbpx
21 de novembro de 2024

A Pequena Cratera Cheng-Te Na Lua Que Não Homenageia Ninguém


cheng_te_01


observatory_150105A Ching-Te é uma pequena cratera de impacto de simples morfologia, que está localizada a oeste do famoso Taurus Littrow Valley, que foi o local de pouso da última missão do programa Apollo, a Apollo 17 na Lua. O ponto onde a Apollo pousou está a cerca de 20 km da cratera Ching-Te, assim sendo parte do material ejetado durante a formação dessa cratera pode ter sido amostrado pela missão. De acordo com o perfil altimétrico, que pode ser feito com a ferramenta QuickMap, a cratera tem 3.5 km de diâmetro e 670 metros de profundidade. Ching-Te é um nome masculino chinês que não tem conexão com nenhuma personalidade específica da história (astrônomo, matemático, filósofo, etc…).


cheng_te_02


Inicialmente, Ching-Te e outros nomes informais ou não oficiais, foram somente criados para identificar pequenas feições presentes nos detalhados mapas da série Topophotomap, que foram feitos pela NASA, com base nas imagens capturadas pelas missões Apollo. Por exemplo, nas legendas da folha do mapa que mostra a Cheng-Te (Topophotomap 42C3S3, imagem acima), está escrito: Informação do Nome: os seguintes nomes não são oficiais e são usados para a identificação de feições nesse mapa: CHENG-TE, PIT RUDOLPH, RIMA CARMEN e STELLA. Mais tarde, em 1976, a maior parte dos nomes dessas pequenas feições, mas não todos, foram oficialmente aprovados pela União Astronômica Internacional. A imagem principal desse post foi feita pelo grande astrônomo Ricardo Vaz Tolentino, direto do Observatório Lunar Vaz Tolentino e publicado no renomado site de divulgação de imagens da Lua, Lunar Picture of The Day. A postagem original do VTOL, pode ser encontrada nesse link: http://www.vaztolentino.com.br/imagens/6895-A-minuscula-cratera-CHING-TE-que-nao-homenageia-ninguem, mais uma vez deixamos aqui a nossa homenagem ao Vaz Tolentino e o nosso orgulho de termos um astrônomo brasileiro que faz imagens tão belas e tão importantes da Lua. Parabéns Professor Ricardo. Para quem ainda não conhece, visitem o site do VTOL, todo dia uma nova imagem da Lua é postada com uma bela e completa explicação: http://www.vaztolentino.com.br/. Uma detalhada visualização da Ching-Te pode ser vista abaixo.


cheng_te_03


Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/September+21%2C+2014

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo