Para quem gosta de olhar para o céu e acompanhar o movimento dos planetas esse início de 2023 está sensacional. No final do dia, ao entardecer e no começo da noite é possível ver todos os planetas do Sistema Solar que são visíveis a olho nu, e os dois que não são visíveis a olho nu podem ser vistos por telescópio, Urano e Netuno.
Lá no lado oeste do céu, logo que o Sol se pôr, você vai conseguir ver Mercúrio (o mais difícil de todos de ser observado) logo depois tem Vênus, vai parecer uma estrela brilhante e aparece ainda na vermelhidão do céu, depois, na sequência temos Plutão, que se você tem um grande telescópio pode tentar observar.
Depois disso tem uma sequência interessante, com Saturno, Júpiter e Marte, e a Lua passeando entre eles, e aliás se prepare para o dia 3 de janeiro de 2023, a Lua e Marte estarão bem perto um do outro, numa bela conjunção de início de ano, e na constelação de Touro, uma das paisagens celestes mais lindas de ser observada.
Urano e Netuno também estão desfilando nessa parada dos planetas, mas para isso você precisa de um telescópio poderoso para poder observar os discos azul e esverdeados dos gigantes congelados.
Essa bela foto, mostrada nesse post, foi feita no final do mês de dezembro de 2022, quando a parada dos planetas já estava em curso no céu. A foto foi feita perto do vilarejo de Gökçeören, Kaş , Turquia , perto da costa mediterrânea . As estrelas brilhantes Altair , Fomalhaut e Aldebaran também são proeminentes, assim como o aglomerado estelar das Plêiades .
Uma coisa legal também de acompanhar durante o mÊs de janeiro de 2023, é a dança dos planetas no céu, Vênus subirá mais alto no céu ao pôr do sol enquanto janeiro continua, mas Saturno descerá.
Fonte: