fbpx
22 de novembro de 2024

A ORIGEM DO MISTERIOSO SINAL WOW!!!

SE INSCREVA AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA MAIS UMA SEMANA REPLETA DE CONVIDADOS ESPECIAIS!!! https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim Um dos maiores desejos de qualquer ser humano que vive aqui no planeta Terra, com certeza é um dia se comunicar com outra civilização…

SE INSCREVA AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA MAIS UMA SEMANA REPLETA DE CONVIDADOS ESPECIAIS!!!

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

Um dos maiores desejos de qualquer ser humano que vive aqui no planeta Terra, com certeza é um dia se comunicar com outra civilização perdida aí pelo universo.

Será que estamos sozinhos? Será que está cheio de vida por aí? Por que ainda não nos comunicamos com elas? Essas são perguntas que assolam a mente e o coração de muita gente.

E não só de populares como eu e você, essa questão domina também os profissionais.

Tanto que desde que o radiotelescópio surgiu ali pela década de 1960, surgiu também a grande chance de nós seres humanos podermos ouvir alguma civlização.

Muitas grandes antenas e sistemas de antenas espalhados pelo mundo começaram então a buscar por sinais coerentes no meio da imensidão de um ruído de fundo que permeia todo o universo.

Até que em 15 de agosto de 1977, às 22:16, hora local de Ohio nos EUA, a antena da Universidade Estadual de Ohio conhecida como Big Ear estava escaneando a região ali na constelação de Sagitário, quando detectou um sinal que era 20 vezees mais forte do que aquele ruído de fundo que permeava todas as medições anteriores.

Na manhã seguinte, quando o astr6onomo responsável Jerry Ehman chegou para trabalhar e para analisar as observações da noite anterior, ele se surpreendeu com o sinal detectado pela antena e escreveu na folha impressa com os dados a palavra WOW!

Desde então esse ficou conhecido como sendo o Sinal Wow!

Desde 1977, o sonho dos astrônomos é tentar detectar esse sinal novamente, ou algo parecido, mas até agora nada.

Muitos já tentaram procurar um sinal parecido, já foi dito até que o sinala era na verdade o sinal de um cometa, mas nada de conclusivo sobre o sinal WOW.

Até que um astrônomo teve uma ideia interessante, vamos tentar encontrar de qual estrela está vindo o sinal?

E foi isso que acaba de ser publicado.

O astrônomo vasculhou os dados da missão Gaia da ESA, dados esses provenientes da mesma região que a antena Big Ear devia estar investigando quando o sinal foi registrado.

O astrônomo focou a sua pesquisa em estrelas do tipo G e K.

São estrelas parecidas com o Sol, e que poderiam ter a maior chance de conter planetas habitáveis na sua órbita.

Fazendo todas as análises, o astrônomo descobriu então 66 estrelas G e K de onde o sinal poderia ter vindo, e analisando mais em detalhe chegou a uma estrela que seria a possível origem do sinal.

A estrela 2MASS 19281982-2640123, é uma estrela que está localizada a 1800 anos-luz de distância da Terra.

Essa seria a estrela mais provável da origem do sinal Wow!

Mas o astrônomo ainda descobriu 2 estreelas com uma tempertarua e brilho bem parecido com o do Sol de onde o sinal poderia ter vindo, e 14 outras estrelas com temperatura parecida mas com o brilho desconhecido que também estariam na região de onde o sinal Wow teria sido emitido.

Essas seriam as estrelas onde a vida poderia se desenvolver na sua órbita caso elas possuam planetas na zona habitável.

Se a estrela detectada for mesmo a fonte do sinal Wow as coisas não estão boas, pois são 1800 anos até o sinal sair de lá e chegar aqui e depois voltar, o que seria muito complicado para se verificar.

Mas o astrônomo que descobriu a estrela deu uma sugestão, podemos apontar nossas antenas para ela e procurar exoplanetas e também tecnoassinaturas , não só nela, mas nas outras estrelas candidatas a ser a fonte do sinal Wow.

E aí, será que tem alguém morando nessas estrelas e que nos mandou um sinal?

Fonte:

https://www.inverse.com/science/where-did-the-wow-signal-come-from

https://www.cambridge.org/core/journals/international-journal-of-astrobiology/article/an-approximation-to-determine-the-source-of-the-wow-signal/4C58B6292C73FE8BF04A06C67BAA5B1A

#WOWSIGNAL #TECHNOSIGNATURES #EXTRATERRESTRIALINTELIGENCE

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo