A ORIGEM DA ÁGUA DA TERRA | SPACE TODAY TV EP2296

VISITE A SPACE TODAY STORE:

https://spacetodaystore.com

INSCREVA-SE NO CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY:

https://academyspace.com.br

E a água na Terra, hein, de onde veio afinal?

Já cogitamos ela ter vindo de asteroide, cometas, e até mesmo ser uma água que existia no início da formação do sistema solar, aliás esse foi o último vídeo que fiz sobre o tema.

Pois bem, hoje saiu um novo trabalho na revista Science que vai dar uma revolucionada em tudo isso.

A Terra e os planetas rochosos ou terrestres do Sistema Solar, se formaram numa região na nebulosa solar, muito próxima do jovem Sol, para que a água se condensasse.

A água no Sistema Solar se condensou depois da chamada linha de neve, que já expliquei para vocês o que é.

Então para a água chegar na Terra, não foi algo muito fácil.

Os principais candidatos eram os asteroides do tipo carbonáceos condritos que se formaram além da linha de neve do Sistema Solar, e depois migraram para a parte interna do nosso sistema, trazendo água.

O problema é que ao fazer a análise de isótopos desses asteroides através de meteoritos encontrados na Terra, e com o material terrestre, pôde-se concluir que a água desses asteroides é diferente da água da Terra. Então de onde teria vindo a água?

Pois bem, agora um grupo de pesquisadores analisou outro tipo de meteoritos, um tipo muito raro, diga-se de passagem, chamado de condritos enstatitos.

Eles são remanescentes da parte do disco protoplanetário onde a Terra se formou, a sua composição é bem parecida com a da Terra, mas até então eles eram considerados secos para serem os fornecedores de água para o nosso planeta.

Esses meteoritos se formaram no primeiro milhão de anos do Sistema Solar, perto do Sol, num ambiente rico em gás carbônico e compostos de oxigênio.

E o estudo de isótopos dos enstatitos mostrou que eles são muito parecidos com a Terra e com a Lua.

Ao estudar 13 amostras desses meteoritos os pesquisadores encontraram traços de água, numa concentração equivalente entre 0.08% a 0.5%, o que é bem baixo se comparado com os carbonáceos, mas é parecida com a da Terra.

E outra, se você não sabe, a água na superfície da Terra, só equivale a 0.02% da massa do nosso planeta, e a água toda da Terra, só equivale a 0.2% da massa total do planeta.

Fazendo um estudo completo, os pesquisadores, chegaram a conclusão que esses meteoritos poderiam ser os responsáveis por 95% da água que temos nos nossos oceanos.

Essa descoberta é muito importante, pois ela elimina explicações muito complexas sobre a origem da água no nosso planeta.

Isso quer dizer que a água foi adquirida da mesma maneira que muitos materiais, ou seja, na formação do nosso planeta.

Isso mostra que a Terra cresceu a partir de blocos fundamentais que já eram digamos molhados e que depois teve alguma contribuição de outras fontes.

Muitos estudos ainda precisam ser feitos, pois não é fácil explicar, por exemplo, como a água original se manteve nesses corpos mesmo numa distância tão pequena do nosso Sol original.

Esses experimentos com meteoritos são muito importantes para que possamos entender tudo isso, além de entender o comportamento dos elementos voláteis no início da história do Sistema Solar.

Essa história da água na Terra ainda não acabou então fiquem ligados aqui no canal para as novidades.

Fontes:

https://skyandtelescope.org/astronomy-news/the-origin-of-earths-water/

https://science.sciencemag.org/content/sci/369/6507/1110.full.pdf

#EARTH #WATERONEARTH #SPACETODAY

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.