A Nebulosa do Pacman e o Aglomerado Aberto de Estrelas IC 1590

Os astrônomos tem usado o Telescópio Espacial Hubble das Agências NASA e ESA para estudar o jovem aglomerado estelar aberto IC 1590, que pode ser encontrado dentro da região de formação de estrela NGC 281 – apelidada de Nebulosa do Pacman, devido a sua semelhança com a famosa personagem dos jogos. Essa imagem mostra somente a parte central da nebulosa, onde as estrelas mais brilhantes no centro do aglomerado são encontradas com parte da boca faminta do Pacman visível como uma região escura abaixo.

Mas o Pacman não está comendo essas estrelas. Ao invés disso, o gás e a poeira da nebulosa estão sendo usados como ingredientes brutos para formar novas estrelas. Contudo, as estrelas na IC 1590 ainda estão planejando sua escapada da Nebulosa do Pacman, à medida que os aglomerados abertos estão somente perdendo sua fronteira unida e se agruparão eventualmente dentro de algumas dezenas de milhões de anos.

A IC 1590 localiza-se a aproximadamente dez mil anos-luz de distância da Terra na constelação da Cassiopeia (A Rainha). Por meio de pequenos telescópios o núcleo do aglomerado que aparece no topo dessa imagem se mostra como uma estrela tripla, mas a nebulosa que o envolve é muito mais apagada e muito mais difícil de ser vista. O astrônomo americano  E. E. Barnard que era conhecido por ter olhos de águia, usando um telescópio de 15 cm, registrou pela primeira vez ela no final do século dezenove.

Essa imagem foi criada a partir de imagens feitas usando o Wide Field Channel da Advanced Camera For Surveys do Hubble. As imagens feitas através do filtro amarelo, F550M, foram coloridas em azul, através do filtro laranja, F660N, coloridas em verde e através do filtro vermelho, F658, foram combinadas. O filtro F658N isola a luz proveniente do brilho do gás hidrogênio. O tempo total de exposição por filtro foi de 450s, 1017s e 678s, respectivamente e o campo de visão da imagem é de aproximadamente 3.3 arcos de minuto de diâmetro.

Fonte:

http://spacetelescope.org/images/potw1115a/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.