A nave Dragon da empresa SpaceX decolou a bordo do foguete Falcon 9 desde a Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida, às 2:52 hora de Brasília, do último domingo, dia 21 de Setembro carregando cerca de 5000 pounds de investigações científicas da NASA e cargas para a Estação Espacial Internacional. A missão é o quarto voo de carga da companhia até a estação orbital.
Uma das novas investigações científicas que estão sendo levadas até a ISS é o International Space Station-Rapid Scatterometer. O ISS-RapidScat irá monitorar os ventos oceânicos desde um ponto de vista vantajoso a bordo da estação espacial. Essa informação será útil para a previsão do tempo e para o monitoramento de furacões. A nave Dragon também leva no seu interior a primeira impressora 3D para o espaço, equipamentos biomédicos e outros equipamentos para pesquisas biológicas incluindo uma nova planta para estudo.
A nave Dragon está programada para chegar na ISS e ser capturada pelo braço robótico da estação às 8:04 da manhã, hora de Brasília, dessa terça-feira, dia 23 de Setembro de 2014, pelo Engenheiro de Voo da Expedição 41, Alexander Gerst da ESA. A Dragon está programada para partir da ISS em meados do mês de Outubro de 2014 e cair no Oceano Pacífico, a oeste de Baja, na Califórnia, trazendo da ISS cerca de 3200 pounds de equipamentos científicos, resultados científicos, e suprimentos da tripulação. Nos vídeos abaixo você pode acompanhar uma repetição do lançamento e o momento de separação da nave Dragon.
Fonte:
http://www.nasa.gov/content/spacex-dragon-rockets-to-the-space-station/#.VCEygfldV8E