fbpx

A NASA Vai Lançar Em 2026 O ULTRASAT O Primeiro Telescópio Espacial de Israel

A NASA anunciou no início dessa terça-feira, dia 21 de fevereiro de 2023 que irá lançar o primeiro telescópio espacial de Israel. O ULTRASAT, Ultraviolet Transient Astronomy Satellite, será um telescópio espacial que vai atuar no ultravioleta com um grande campo de visão, e o objetivo desse telescópio espacial será investigar os segredos dos eventos de curta duração do universo, como explosões de supernovas e fusões de estrelas de nêutrons.

Liderado pela Israel Space Agency e pelo Weizmann Institute of Science, o ULTRASAT está planejado para ser lançado para a órbita geoestacionária da Terra no começo de 2026 a bordo do foguete SLS da NASA. Além de fornecer o serviço de lançamento, a NASA também irá participar do programa científico da missão.

Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica da NASA, disse que todos estão muito orgulhosos com essa parceria, um esforço internacional que irá ajudar os astrônomos a entender melhor os mistérios do universo quente e transiente. O ULTRASAT irá fornecer para a comunidade científica internacional uma grande capacidade de se fazer novas observações num campo da astrofísica que está surgindo com muita força, a chamada astrofísica multimenssageira.

O grande campo de visão do ULTRASAT irá permitir que os astrônomos possam rapidamente descobrir e capturar a luz ultravioleta das fontes no cosmos que mudam em uma curta escala de tempo. Os pesquisadores irão combinar as observações do ULTRASAT  desses eventos de curta duração com a informação vinda de uma grande variedade de missões, incluindo aquelas que estudam ondas gravitacionais e partículas como neutrinos. Essa integração entre o espectro eletromagnético, no caso da radiação ultravioleta, com as ondas gravitacionais e com os neutrinos é a base do que chamamos de astrofísica multimenssageira. Os resultados irão ajudar a entender fenômenos importantes do universo desde buracos negros e ondas gravitacionais até as fontes de supernovas e galáxias ativas.

O diretor da Agência Espacial de Israel que faz parte do Ministério de Inovação, Ciência e Tecnologia, Uri Oron disse que para se fazer uma ciência de ponta é preciso usar a tecnologia no seu estado da arte. Ele disse ainda que os requisitos do ULTRASAT como o seu amplo campo de visão, a sensibilidade ultravioleta avançada, e o controle de transferência de dados em tempo real estão na vanguarda dos desenvolvimentos tecnológicos. A indústria espacial de Israel pode fornecer todos esses recursos, disse ele. Para completar ele falou que a Agência Espacial de Israel  se orgulha da cooperação com a NASA como um exemplo direto da forte parceria entre as agências além de todo o esforço tecnológico da indústria espacial israelense envolvida no desenvolvimento tecnológico.

Esse é um projeto inovador que coloca Israel na vanguarda da pesquisa mundial, disse Eli Waxman, astrofísico do Instituto de Ciência Weizmann e pesquisador-chefe do ULTRASAT. Os principais organismos internacionais, como a NASA e o instituto de pesquisa DESY, juntaram-se nesse projeto liderado por Israel, como parceiros, tendo reconhecido sua importância científica. Eles estão investindo recursos consideráveis na construção e no lançamento do telescópio espacial para se tornarem participantes ativos nessa missão com acesso a todos os produtos científicos que serão gerados. É a ciência impulsionando uma bela parceria internacional.

Por meio do acordo firmado entre a NASA e a Agência Espacial de Israel, a NASA irá fornecer a oportunidade de lançamento, o adaptador de carga útil de voo e outras responsabilidades relacionadas ao lançamento do ULTRASAT. A Agência Espacial de Israel entregará o telescópio espacial completo no Kennedy Space Center para o lançamento.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/nasa-to-launch-israel-s-first-space-telescope

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo