fbpx
26 de novembro de 2024

A NASA CONFIRMA 5000 EXOPLANETAS DESCOBERTOS!!!

SE INSCREVA AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM MINUTOS DOS PAPOS DESSA SEMANA: https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim A contagem de exoplanetas confirmados passou da marca de 5.000, representando uma jornada de 30 anos de descoberta liderada pelos telescópios espaciais da…

SE INSCREVA AGORA NO CIÊNCIA SEM FIM PARA NÃO PERDER NENHUM MINUTOS DOS PAPOS DESSA SEMANA:

https://www.youtube.com/c/Ci%C3%AAnciaSemFim

A contagem de exoplanetas confirmados passou da marca de 5.000, representando uma jornada de 30 anos de descoberta liderada pelos telescópios espaciais da NASA.

Não muito tempo atrás, vivíamos em um universo com apenas um pequeno número de planetas conhecidos, todos eles orbitando nosso Sol. Mas uma nova série de descobertas marca um ponto alto científico: mais de 5.000 planetas estão confirmados para existir além do nosso sistema solar.

O odômetro planetário virou em 21 de março, com o último lote de 65 exoplanetas – planetas fora de nossa família solar imediata – adicionados ao Arquivo de Exoplanetas da NASA. O arquivo registra descobertas de exoplanetas que aparecem em artigos científicos revisados ​​por pares e que foram confirmados usando vários métodos de detecção ou por técnicas analíticas.

Os mais de 5.000 planetas encontrados até agora incluem mundos pequenos e rochosos como a Terra, gigantes gasosos muitas vezes maiores que Júpiter e “Júpiteres quentes” em órbitas extremamente próximas em torno de suas estrelas. Existem “super-Terras”, que são possíveis mundos rochosos maiores que o nosso, e “mini-Netunos”, versões menores do Netuno do nosso sistema. Adicione à mistura planetas orbitando duas estrelas ao mesmo tempo e planetas obstinadamente orbitando os restos colapsados ​​de estrelas mortas.

FONTE:

https://www.jpl.nasa.gov/news/cosmic-milestone-nasa-confirms-5000-exoplanets

https://exoplanetarchive.ipac.caltech.edu/

#EXOPLANETS #5000 #NASA

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo