À medida que os astronautas estiverem explorando a região do Polo Sul da Lua durante as missões Artemis , eles poderão ir mais longe e conduzir mais ciência do que nunca, graças a um novo Lunar Terrain Vehicle (LTV) . E, ao invés de construir o veículo, a NASA planeja contratá-lo como um serviço da indústria.
O projeto de solicitação de propostas para o contrato LTV Services ( LTVS ) agora está pronto para revisão da indústria, e a NASA aceitará feedback até 1º de dezembro de 2022. Depois de levar em consideração o feedback da indústria, a NASA planeja emitir uma solicitação final de propostas até o início de 2023.
“Este rascunho é um dos primeiros passos importantes neste projeto emocionante que permitirá que os astronautas possam explorar mais da superfície da Lua do que nunca”, diz Lara Kearney, gerente do Programa de Atividade Extraveicular (EVA) e Mobilidade da Superfície Humana (HSM) da Centro Espacial Johnson da NASA em Houston. “Obter feedback da indústria é crucial à medida que avançamos na emissão de uma solicitação final de proposta.”
Este estilo icônico de rover não pressurizado de classe humana que estreou durante as missões Apollo é uma pedra angular nos planos da NASA para desenvolver uma presença de longo prazo na superfície lunar. Enquanto esses veículos movidos por humanos expandiram significativamente as capacidades de exploração lunar, o novo Artemis LTV apresentará várias atualizações e tecnologia avançada.
Como as missões Artemis terão como alvo a área lunar do Polo Sul, o novo LTV deve ser capaz de suportar e operar em condições de iluminação frias e únicas . Espera-se também que o Artemis LTV seja capaz de cobrir uma faixa de centenas de quilômetros por ano, permitindo acesso a diversos locais que facilitarão descobertas científicas, prospecção de recursos e exploração. Também será capaz de operação remota e estará disponível para outros usos comerciais quando não estiver realizando pesquisas e operações da NASA.
A contratação de serviços de parceiros do setor permite que a NASA aproveite a inovação comercial e forneça o melhor valor aos contribuintes dos EUA, ao mesmo tempo em que atinge seus objetivos de voo espacial humano e exploração. O contrato apoiará a ciência contínua e a exploração humana de longo prazo na Lua sobo Programa Artemis, que pousará a primeira mulher e a primeira pessoa de cor na superfície lunar.
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/nasa-makes-progress-with-new-lunar-terrain-vehicle-moon-rover-services