fbpx

A Mina de Ouro das Explosões de Supernovas

A galáxia anã próxima, NGC 1569 é estufada por uma vigorosa atividade de nascimento de estrelas que enchem grandes bolhas e super bolhas que esconde o corpo principal da galáxia. A vigorosa fábrica de estrelas das galáxias estão também gerando brilhantes aglomerados de estrelas azuis. Essa galáxia teve um repentino e relativamente recente evento de nascimento de estrelas há 25 milhões de anos atrás, que acalmou no mesmo período que os ancestrais do seres humanos apareceram na Terra.

Nessa nova imagem, feita pelo Telescópio Espacial Hubble, a estrutura de bolha é esculpida por super ventos galácticos e por jatos causados pela colossal entrada de energia proveniente de uma explosão coletiva de supernovas que possuem um elo com um massivo episódio de nascimento de estrelas.

Estruturas como bolhas observadas nesta imagem são constituídas de gás hidrogênio que brilha quando é atingido pelos ventos e pela radiação proveniente das estrelas jovens e pelas ondas de choque das supernovas. As primeiras supernovas se formaram quando as estrelas mais massivas alcançaram o final de suas vidas há 25 milhões de anos atrás. o ambiente ao redor da NGC 1569 ainda esta turbulento e as supernovas não podem somente enviar o material gasoso necessário para a formação de futuras estrelas e aglomerados de estrelas, mas elas podem na verdade disparar seu nascimento em redemoinhos de gás agitados.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art22312/picture-of-the-day-supernova-blast-bonanza.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo