fbpx

A MAIOR EXTINÇÃO EM MASSA DA TERRA FOI CAUSADA POR VULCÕES | SPACE TODAY TV EP.1789

Curso de Marte!!!

https://academyspace.com.br/marte/

——————————————————————————-

Para comprar o kit especial de aniversário do canal!!!

https://mailchi.mp/bb45a18c3089/4anos

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

——————————————————————————-

Há 252 milhões de anos, na divisa entre os períodos Permiano e Triássico, a Terra passou pela maior extinção em massa da sua existência.

Cerca de 95% de toda a vida no planeta foi extinta por um período que durou centenas de milhares de anos.

Isso aconteceu antes do surgimento dos dinossauros, quando todo o tipo de vida marinha e terrestre desapareceu do nosso planeta.

Mas a grande dúvida é, o que causou esse evento catastrófico com o nosso planeta?

Para isso, os paleontólogos analisam rochas espalhadas pelo mundo atrás de um marcador, de algum tipo de sinal que possa indicar o que aconteceu.

E recentemente, foi publicado um trabalho onde um grupo de paleontólogos parece ter encontrado o motivo dessa extinção em massa no nosso planeta.

Eles encontraram um puco de mercúrio em registros geológicos em dezenas de locais espalhados pelo mundo que mostram uma clara evidência de que erupções vulc6anicas tenham causado essa extinção.

O mercúrio é um marcador que tem sido usado recentemente para esses tipos de estudos.

O que acontece é que quando se tem uma grande quantidade de erupções vuclânicas, uma grande quantidade de mercúrio é lançada na atmosfera, depois esse mercúrio volta para a Terra e aparece em sedimentos marinhos ao redor do planeta e em fósseis de animais que foram extintos pela catástrofe.

As erupções vulcânicas que marcaram essa extinção aconteceram nas chamadas Siberian Traps, hoje a parte central da Rússia. A maior parte não foi erupção de um vulcão como estamos acostumados a ver, mas sim erupções que surgiram de fissuras no solo e que duravam centenas de milhares de anos.

Essas erupções jogaram na atmosfera cerca de 3 milhões de quilômetros cúbicos de cinzas por um período muito extenso, e isso junto com os gases do efeito estufa, fizeram com que a temperatura na Terra subisse cerca de 10 graus centígrados.

O aquecimento global junto com a chuva ácida foram talvez os principais culpados pela grande extinção em massa na Terra.

Com a temperatura muito alta na Terra, por um período longo, a cadeia alimentícia foi quebrada e não conseguia se recuperar extinguindo assim todas as espécies.

Essa foi uma das 5 grandes e conhecidas extinções em massa da Terra, na sua história de 4.5 bilhões de anos.

Talvez a mais conhecida seja a que aconteceu há 66 milhões de anos, quando o asteroide colidiu com a Terra em chicxilub, desencadeando uma série de eventos que levaram à extinção dos dinossauros.

O estudo desses eventos ajuda a entendermos o que pode acontecer com a Terra, caso continue a marcha sem limite para a mudança atmosférica que estamos provocando no nosso planeta.

O que é triste e interessante ao mesmo tempo, é que o ser humano pode ser a primeira raça a ter vivido na Terra, que causou a sua própria extinção em massa, já pararam para pensar nisso.

#ExtinçãoEmMassa #Vulcões

Fontes:

https://phys.org/news/2019-04-evidence-volcanoes-biggest-mass-extinction.html

https://www.nature.com/articles/s41467-019-09620-0.pdf

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo