fbpx

A MAIOR EXPLOSÃO CÓSMICA JÁ REGISTRADA NO UNIVERSO

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS: https://www.spreaker.com/episode/52441779 Bem-vindo a mais um vídeo fascinante de astronomia onde exploramos a maior explosão cósmica já registrada!…

BAIXE O NOVO SPACE TODAY+ NO SEU CELULAR E FIQUE CONECTADO COM O UNIVERSO! É GRÁTIS! https://www.spacetodayplus.com.br

OUÇA O PODCAST HORIZONTE DE EVENTOS:
https://www.spreaker.com/episode/52441779

Bem-vindo a mais um vídeo fascinante de astronomia onde exploramos a maior explosão cósmica já registrada! Nossa jornada de hoje nos leva ao coração da constelação de Vulpecula, quase 8 bilhões de anos-luz de distância, onde uma explosão de magnitude inimaginável ocorreu.

A explosão, batizada de AT2021lwx, é mais de dez vezes mais brilhante do que qualquer supernova conhecida e tem iluminado o cosmos por mais de três anos – uma duração que supera em muito a maioria das supernovas que são visíveis apenas por alguns meses. Neste vídeo, vamos mergulhar nos detalhes dessa descoberta impressionante feita por uma equipe de astrônomos da Universidade de Southampton.

Nós vamos te levar para uma viagem através do tempo e do espaço, voltando quase 8 bilhões de anos, para o momento em que o universo tinha apenas 6 bilhões de anos e esta explosão cataclísmica ocorreu. Vamos explorar a descoberta inicial feita pelo Zwicky Transient Facility na Califórnia e pelo Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS) baseado no Havaí.

Acompanhe-nos enquanto analisamos as observações coletadas por uma variedade de telescópios diferentes, incluindo o Neil Gehrels Swift Observatory, o New Technology Telescope no Chile e o Gran Telescopio Canarias em La Palma, Espanha.

Vamos explorar a causa provável desta explosão: uma nuvem de gás colossal, milhares de vezes maior do que o nosso sol, sendo violentamente interrompida por um buraco negro supermassivo. Discutiremos como fragmentos da nuvem teriam sido engolidos, enviando ondas de choque através de seus remanescentes e em uma grande formação empoeirada em forma de rosquinha ao redor do buraco negro.

Prepare-se para se maravilhar com a escala incompreensível desta explosão – 100 vezes maior que todo o sistema solar e, em seu ponto mais brilhante, foi cerca de 2 trilhões de vezes mais brilhante que o Sol.

Vamos discutir as teorias sobre o que poderia ter causado essa explosão e explorar os planos da equipe para coletar mais dados sobre o evento, observando o objeto em diferentes comprimentos de onda, incluindo raios-X.

Junte-se a nós nesta viagem cósmica enquanto exploramos a maior explosão já testemunhada e as implicações que ela tem para a nossa compreensão do universo. Não esqueça de se inscrever e ativar as notificações para não perder nenhuma de nossas futuras explorações do cosmos!

FONTE:

https://ras.ac.uk/news-and-press/news/astronomers-reveal-largest-cosmic-explosion-ever-seen

https://academic.oup.com/mnras/article/522/3/3992/7115325?login=false

#UNIVERSE #BLACKHOLE #EXPLOSION

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo