Essa imagem do Envisat mostra parte da Grande Barreira de Corais na costa Queensland da Austrália. Essa é a área marinha mais protegida do mundo uma das belezas naturais do mundo.
Recifes de coral consistem de uma imensa quantidade de corais individuais – animais invertebrados e com o corpo fofo – unidos por um tecido. A Grande Barreira de Corais é um sistema interligado de aproximadamente 3000 recifes e 900 ilhas de corais dividido por passagens estreitas abaixo da superfície do Mar de Corais.
Se expandindo por mais de 2000 km e cobrindo uma área de 350000 quilômetros quadrados ele pode ser considerado a maior estrutura viva da Terra e a única visível do espaço. A parte sul do recife é mostrada nessa imagem.
A criação das condições ideais para que os corais individuais ali pudessem proliferar levou algum tempo. O recife que nós observamos hoje se originou durante a última Era Glacial quando a água do gelo derretido inundou a borda da plataforma continental. Acredita-se que ela tenha sido construída a partir de uma estrutura anterior datada de 18000 anos.
Tão diverso quanto uma floresta tropical, com numerosos tipos de habitats, os recifes abrigam milhares de animais marinhos, incluindo tubarões, barracudas, tartarugas e aproximadamente 1500 espécies de peixes tropicais.
A Ilha Fraser aparece no mar no canto inferior direito. Redemoinhos verdes e cor de canela ao redor da costa existem ali devido ao transporte dos sedimentos na água.
Essa imagem foi feita com o Medium Resolution Imaging Spectrometer do satélite Envisat no dia 8 de Novembro de 2010 com uma resolução de 300 metros.
Fonte:
http://www.esa.int/esaEO/SEMU71PR9HG_index_0.html