A Lua Fotografada Pela Sonda Galileo em 8 de Dezembro de 1992

A Lua foi um objeto marcante durante o ano de 2017. No mês de Agosto, ela bloqueou o Sol, durante o Grande Eclipse de 2017 que cruzou os EUA de costa a costa, além de ter sido o foco da NASA que está revigorando os seus planos de exploração espacial, focando agora no nosso satélite natural. Mas a Lua sempre esteve em foco para a imaginação humana.

Essa imagem acima, obviamente que está colorida de forma falsa, e é na verdade composta por 15 imagens diferentes feitas pela sonda Galileo da NASA, enquanto ela passava pelo sistema Terra-Lua em 8 de Dezembro de 1992. As imagens foram feitas combinando três filtros diferentes que a sonda usava. Quando essa imagem foi obtida, a sonda estava a cerca de 425 mil quilômetros da Lua e cerca de 69 mil quilômetros da Terra. As cores, como eu disse, obviamente são falsas, na verdade, as cores foram escolhidas para destacar a composição do solo lunar, cada cor representa um tipo de composto, ou uma combinação deles. As áreas que aparecem na cor avermelhada geralmente correspondem às áreas mais altas da Lua, enquanto que as tonalidades que vão do azul ao laranja correspondem aos antigos fluxos de lava vulcânica dos chamados mares lunares. As áreas mais azuladas contêm mais titânio do que as áreas em laranja.

Fonte:

https://www.nasa.gov/image-feature/retrospective-moon

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.