fbpx
28 de dezembro de 2024

A Lua Cheia do Apogeu

2014LickFM_baldridge


observatory_15038Essa grande, brilhante e bela Lua Cheia, foi vista nascendo sobre o Observatório Lick na última quarta-feira a noite, dia 15 de Janeiro de 2014. Tradicionalmente no hemisfério norte, a Lua Cheia de Janeiro é chamada de a Lua do Lobo. Mas essa Lua atingiu a sua fase cheia no dia 16 de Janeiro, 4:54 UT, há duas horas de atingir o apogeu, ou seja, o ponto na órbita da Lua, mais distante da Terra. Isso fez com que essa Lua Cheia seja a menor Lua Cheia do ano de 2014. Claro que a diferença em tamanho aparente entre a menor e a maior Lua Cheia é difícil de se ver, pois a diferença entre o apogeu e o perigeu lunar, ou seja, o ponto mais próximo da órbita da Lua ao redor da Terra, é de apenas aproximadamente 50000 quilômetros, enquanto que a distância média entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 385000 quilômetros. Apesar da diferença não ser grande, essa Lua Cheia do apogeu foi também a menor Lua Cheia dos últimos 1000 anos. Essa Lua Cheia se manterá com esse título até a Lua Cheia, próxima do apogeu em 2154.

Eu tive a chance de fotografar essa Lua Cheia usando uma câmera Canon Sx50Hs, sem processamento, sem tripé, sem nada. Apenas apontando a câmera para a Lua e usando diferentes níveis de zoom disponíveis pela câmera. Confira abaixo a minha pequena galeria da chamada Mini Lua.

mini_lua_01


mini_lua_02


mini_lua_03


mini_lua_04


Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140118.html

alma_modificado_rodape38

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo