A Lua Azul de Agosto de 2012 – Parte I

Nascendo no pôr-do-Sol, a maravilhosa Lua Cheia de 31 de Agosto de 2012 tornou-se a segunda Lua Cheia em um mesmo mês. De acordo com uma história moderna, que pode ser encontrada aqui: http://www.skyandtelescope.com/observing/objects/moon/3304131.html   isso fez dessa Lua, a chamada Lua Azul. De fato, partes da Lua Cheia naturalmente são azuis, em imagens de altíssima resolução, devido à composição da mesma, e até  mesmo na imagem acima pode-se notar alguma parte azulada nas bordas de alguns mares. A foto acima foi feita horas antes da Lua atingir exatamente a sua fase cheia no céu sobre a cidade de Nottingham, no Reino Unido. Na bela foto podemos ver os proeminentes raios emanando da jovem cratera Tycho, no hemisfério sul da Lua. A cor levemente realçada também nos mostra sutis tonalidades de azul, uma característica real do terreno com altos conteúdos de óxido de titânio e ferro. O terreno azul lunar na parte direita da imagem inclui a expansão plana e escura do Mar da Tranquilidade onde a missão Apollo 11 pousou em 1969.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120901.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.