fbpx

A Incrível Nuvem Colorida Que Pairou Sobre a China E Assustou o Mundo!!!

Essa foto nesse post, viralizou há algumas semanas. Na foto, o que se vê atrás de uma nuvem escura de tempestade, é uma nuvem pileus iridescente. Para que se forme esse tipo de nuvem, um grupo de gotículas de água que têm um tamanho uniformemente semelhante, difratam diferentes cores da luz do Sol em diferentes quantidades. Essa foto foi feita em agosto de 2022, Haikou, uma cidade de dois milhões de habitantes no extremo Sul da China.O fotógrafo conseguiu também capturar ondulações de nuvens pouco comuns acima da nuvem pileus. A formação de uma nuvem pileu rara cobrindo uma nuvem cumulus comum é uma indicação de que a nuvem inferior está se expandindo e evoluindo para formar uma nuvem de tempestade.

O que ocorreu? Nuvem Cumulus ondulante surgiu no ar tropical quente e úmido sobre Haikou por volta do pôr do sol. Não foi o Cumulus, entretanto, que chamou atenção e sim a incrível formação que se ergueu acima dele, chamada de nuvem Pileus. Pileus, às vezes chamado de nuvens de lenço, se formam no topo de uma nuvem Cumulus ou Cumulonimbus em crescimento. O ar que sobe rapidamente na corrente ascendente de um cumulus imponente empurra o ar mais frio acima dele, condensando a umidade ao longo do topo da corrente ascendente.

O Atlas Internacional de Nuvens da Organização Meteorológica Mundial (OMM) define uma nuvem Pileus como “nuvem acessória de pequena extensão horizontal, em forma de gorro ou capuz acima do topo ou presa à parte superior de uma nuvem cumuliforme que muitas vezes a penetra. Vários píleos podem ser observados com bastante frequência em superposição. Ocorre principalmente com Cumulus e Cumulonimbus.

O resultado final de uma série de fatores na China foi um exuberante Pileus vestindo a nuvem vizinha como se fosse um boné colorido. A espetacular tonalidade do arco-íris que pintou o Pileus sobre a cidade chinesa de Haikou se deu por um fenômeno óptico chamado iridescência, que não tem nada de incomum em se tratando de nuvens. A luz do sol difrata através de gotículas de água e cristais de gelo nas nuvens, espalhando a luz em seus comprimentos de onda individuais. Geralmente, o observador no solo enxerga apenas algumas cores de cada vez. Ocorre que a nuvem Pileus na cidade chinesa se formou no fim da tarde. O baixo ângulo do sol no horizonte e o tamanho do Pileus levaram a um fantástico e raro registro da coloração do arco-íris vívida sobre a nuvem.

Fontes:

https://metsul.com/entenda-a-incrivel-nuvem-na-china-que-viralizou-na-internet/

https://apod.nasa.gov/apod/ap220906.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo