fbpx

A Incrível Contração do Planeta Mercúrio

Wednesday_March19_2014


observatory_15010541Os cientistas sabem desde a visita da sonda Mariner 10, que o planeta Mercúrio está contraindo. Essa contração é o resultado do resfriamento do interior de Mercúrio, e é o processo responsável pela formação das cadeias dobradas dos planetas e das escarpas em forma de lobos. Por quase quatro décadas, contudo, a contração global medida a partir dos dados da sonda tem sido substancialmente menor do que aquela prevista pelos modelos de evolução termal de Mercúrio.

Agora, usando dados fotogeológicos e topográficos globais de Mercúrio, os membros da equipe da sonda MESSENGER mapearam quase 6000 cadeias e escarpas pelo planeta. A imagem acima mostra o resultado do trabalho de mapeamento, com as estruturas coloridas de acordo com um das quatro classes definidas. Os dados fotogeológicos e topográficos usados nesse estudo são mostrados na parte inferior esquerda e direita da imagem. Com esses resultados, a equipe da MESSENGER tem calculado que Mercúrio se contraiu muito mais do que se havia determinado anteriormente pelo mapeamento – de fato, sete vezes mais.

Esse estudo foi publicado online na revista Nature Geoscience, no ultimo domingo, dia 16 de Março de 2014 e está sendo apresentado hoje, dia 19 de Março de 2014 na seção Mercúrio da 45th Lunar and Planetary Science Conference, que está acontecendo no decorrer dessa semana em Woodlands, no Texas. No total, os membros da equipe da sonda MESSENGER estão apresentando um total de 25 trabalhos nessa conferência.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=1352


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo