Essa imagem realmente impressionante feita pelo Telescópio Espacial Hubble, das agências espaciais, NASA e ESA mostra a galáxia espiral NGC 5643, localizada na constelação de Lupus. Olhando a imagem assim pronta, nem dá para imaginar o trabalho para criar essa visualização, foram 30 exposições diferentes, num total de 9 horas de observações feitas pelo Hubble, além do processamento perfeito de todos os dados para chegar nesse belo resultado final.
A NGC 5643 está localizada a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância da Terra, e recentemente, nessa galáxia, os astrônomos observaram a explosão de uma supernova. A supernova conhecida como 2017cbv foi do Tipo Ia, um tipo específico de supernova onde uma anã branca rouba matéria de uma estrela companheira e se torna instável a ponto de explodir. A explosão libera uma quantidade significante de energia que ilumina parte da galáxia.
A observação dessa galáxia foi proposta por Adam Riess, que em 2011 ganhou o prêmio Nobel de física por suas contribuições sobre a descoberta da expansão acelerada do universo, ele dividiu o prêmio com Saul Perlmutter e Brian Schmidt. Esses pesquisadores usam essas supernovas para poder estimar com precisão a constante de Hubble, como essa constante é dependente de uma boa estimativa da distância, essas supernovas possuem um brilho específico bem conhecido e com elas é possível medir com precisão essa propriedade fundamental para a astronomia, que é a distância, com a distância bem medida a constante de Hubble é calculada com menor incerteza e assim podemos entender melhor como se dá a expansão do universo.
Crédito da Imagem:
ESA/Hubble & NASA, A. Riess et al.
Acknowledgement: Mahdi Zamani
Fonte: